A Secretaria Municipal de Saúde de Balsas se prepara para a Campanha Nacional de Vacinação Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba, rubéola) e contra a Poliomielite do Ministério da Saúde a ser realizada no período de 06 a 31 de agosto e o dia da mobilização, Dia D, está marcado para 18 de agosto.
Segundo Lucimara Moura, enfermeira e apoiadora da imunização, Balsas já tem o planejamento para a campanha. No dia 30 de julho, acontecerá um treinamento para profissionais de saúde. Uma escala está sendo fechada para vacinação em toda a zona rural do município e terá atendimento normal nas unidades básicas de saúde e nos povoados Aldeia, Rio Coco, Angelim e Santa Luzia.
Campanha em Balsas e no Maranhão
“No estado do Maranhão, a campanha de vacinação é para as crianças de 1 a menores de 5 anos. Todas as crianças desta faixa etária irão receber a vacinação, mesmo que já tenham sido vacinadas, de terem recebido a imunização, vão receber a vacina tríplice viral e contra poliomielite. A campanha é destinada às crianças, que é o grupo de maior risco a ter sarampo. No município de Balsas, não existe nenhum caso suspeito. Esse controle é feito através da vigilância realizada nas Unidades de Saúde, onde são verificados os sinais e sintomas da doença e, se houver alguma suspeita, o caso é investigado”.
Vacinação de adultos menores de 50 anos
“Nas mídias sociais, está sendo divulgado que a vacinação também será para os adultos menores de 50 anos. Esse chamado para adultos irem ao posto tomar a vacina não é verdadeiro. Esclarecemos que haverá diferentes campanhas em alguns estados, por exemplo, onde tem surto e casos da doença, como no Amazonas, Rondônia, São Paulo e Rio de Janeiro, as condutas são diferentes. No Maranhão, não há esse risco e a campanha é para as crianças. Os menores de 50 anos poderão ir até o posto de saúde munidos do cartão de vacinação para serem avaliados. Sem correrias. A maioria das pessoas nessa faixa etária já foi vacinada. Em 2008, foi realizado uma grande campanha de vacinação que atingiu a grande maioria desse público”.
Quem não pode ser vacinado?
“A vacina é contraindicada para gestantes. Casos de gripe muito forte e febre alta, crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida, neoplasia maligna e que estão em tratamento com uso de corticoides em doses elevadas ou quimioterapia e radioterapia, deverá ser avaliada para saber o risco benefício. Assim como as pessoas que estejam em tratamento de quimioterapia ou com problemas de imunidade baixa. Todas as Unidades Básicas de Saúde de Balsas estarão vacinando”.
Segundo a secretaria municipal de saúde, cerca de 8 mil crianças serão vacinadas em Balsas na faixa etária de 1 ano a menores de 5.
O que é o sarampo? Quais os sintomas? É grave?
O sarampo é uma doença causada por um vírus, que já foi muito prevalente na infância de todas as crianças brasileiras, mas está eliminada do Brasil desde os anos 1990 – apesar dos surtos pontuais desde então. Os sintomas começam com febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e corrimento no nariz, informa a Fiocruz. Pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia e convulsões. No limite, a doença provoca lesão cerebral e morte. Manchas vermelhas na pele são uma característica conhecida da doença. Elas aparecem primeiro no rosto e vão em direção aos pés. O vírus também pode atingir as vias respiratórias, causar diarreias e até infecções no encéfalo. O Sarampo é uma doença altamente contagiosa — com transmissão similar à da gripe.