Em partida realizada na tarde desta sexta-feira, 13 de julho, no Estádio Municipal Cazuza Ribeiro, a equipe do Bola Escola (BE10) Riachão largou na frente com a vitória por 1 X 0, contra o Balsas Futebol Clube.
Pela primeira vez a cidade de Balsas é sede da etapa regional da Copa Maranhão de Futebol Sub 19 – 2018, a maior competição do estado na categoria. Ainda faz parte dessa etapa a equipe da Cidade de Morros, que fica próxima a São Luís, e o primeiro colocado se classifica para a etapa final a ser realizada na capital maranhense.
Com a bola rolando a equipe do BE10 Riachão começou melhor, demostrando maior entrosamento e, antes dos 20 minutos do primeiro tempo, fez o seu gol através do centroavante Mateus Vitor, camisa 09, que escorou de cabeça um cruzamento de Juninho da direita. O Balsas ainda conseguiu criar uma boa oportunidade no último minuto do primeiro tempo, mas desperdiçou.
Mateus Vitor, autor do gol disse: “O jogo foi duro, mas conseguimos encaixá-lo no primeiro tempo com boas jogadas individuais, tabelas, triangulações e o gol é resultado do esforço de todos e eu agradeço. No segundo tempo, eles vieram para cima, mas nosso time conseguiu segurar até o final e saiu com a vitória. O objetivo de todo atleta jovem é jogar uma copa São Paulo que é uma vitrine que pode dá uma oportunidade, mas vamos trabalhar a copa e buscar essa classificação e, quem sabe disputar, a copa São Paulo de Júniores”.
Claudio Roberto, treinador da equipe do Balsas Futebol Clube, disse que o time tomou o gol em um descuido no primeiro tempo e que depois a equipe cresceu, mas faltou fazer o gol. “A diferença é que O BE10 Riachão aproveitou a oportunidade e fez o gol e nós tivemos algumas oportunidades e não marcamos, mas não está nada decidido e, dependendo do resultado de amanhã entre BE10 Riachão e Morros, podemos vencer nosso jogo domingo contra o Morros e nos classificarmos”, destacou.
Assis Siqueira, treinador e diretor da equipe, disse que este é o segundo ano que a equipe disputa a competição e que em 2017 chegou à fase semifinal. “Este ano reforçamos a equipe com 4 atletas de Araguaína e do Ceará e mais os pratas da casa que jogam juntos desde os 7, 8 anos com a gente, o que mostra o bom entrosamento dentro de campo e viemos aqui para ganhar a etapa da competição para disputar a segunda etapa. Temos os destaques que são o Wilgnner, meio-campo (8), Mateus Vitor (9) e Juninho (11) que são atletas que tem futuro”.
O diretor Itamar destacou que o projeto da BE10 Riachão não é apenas participar, mas buscar o título dessa competição até por estarem com uma equipe qualificada, participando da Copa Norte em Araguaína (TO) há uma semana e tiveram um bom desempenho.
Sobre o BE10 Riachão
Assis Siqueira e Itamar falaram que BE10 Riachão é um projeto social que atende cerca de 200 crianças gratuitamente de 07 a 19 anos e conta com ajuda de voluntários que já tem atletas jogando em equipes de Goiás e no Flamengo (RJ)
O projeto, além de tirar crianças e adolescentes das ruas e formar cidadãos, almeja também formar atletas de alto rendimento para equipes de ponta do futebol brasileiro e que possam atuar no Brasil e no exterior.
A etapa regional da Copa Maranhão de Futebol Sub 19 continua com a partida neste sábado (14) entre as equipes do BE10 Riachão X Morros e domingo encerra com a partida entre Balsas Futebol Clube X Morros. As duas serão realizadas no horário de 15:45.