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Más condições de rodovias atrapalham escoamento de soja no sul do Maranhão

Principais rodovias usadas para o transporte da soja estão em péssimas condições, atrasando o escoamento da produção e até provocando acidentes.

A colheita da safra 2018/2019 no sul do Maranhão, que é superior a 650 mil hectares de soja plantados, começou no início de fevereiro e deve se estender até o mês de abril. Mesmo com a boa expectativa, os produtores estão preocupados com os prejuízos que possam ter, causados, principalmente, pelas dificuldades no escoamento da produção que é transportada em rodovias federais e estaduais que estão em condições precárias.

Motorista fica atolado em trecho da BR-324 no Maranhão. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Segundo informações publicadas no G1/MA, as principais rodovias usadas para o transporte da carga estão em péssimas condições estruturais, atrasando o escoamento da produção e até provocando acidentes. Trechos das rodovias estão sendo recuperados por uma parceria entre o Governo do Maranhão e produtores da região. O serviço emergencial de tapa buracos está sendo realizado durante o período chuvoso e, após as chuvas, os buracos se transformam em armadilhas para quem transita nas rodovias e atrasa as viagens. Na MA-006, que liga os municípios de Alto Parnaíba e Balsas, o trecho de 240 km está sendo feito em quase 10 horas de viagem. Na BR 324, no trecho que liga o município de Balsas (MA) a Ribeiro Gonçalves (PI), buracos se transformaram em lama: o barro colocado na operação Tapa Buracos, com as chuvas, se tornou atoleiros que vêm gerando muitas reclamações dos caminhoneiros.

Em outro trecho na BR-230, entre Balsas e São Domingos do Azeitão, os motoristas fazem manobras arriscadas para desviar dos buracos e evitar problemas mecânicos nos caminhões. Alguns chegam a ficar atravessados na pista, aumentando o risco de acidentes.

José Carlos Oliveira de Paula, presidente da Aprosoja/MA, falou da operação tapa buracos. “Para resolver o problema é preciso reconstruir as rodovias, concluir a construção do Anel da Soja. Na safra passada foi feito o tapa buracos, que amenizou o problema. Teremos a empresa TAC, que está fazendo-o e já é conhecida na região por outras obras. Estamos confiantes de que um serviço bem feito, acompanhado pelos agricultores, permitirá trafegabilidade para escoamento da safra”.

Outra preocupação dos agricultores da região é com a queda de produtividade, haja vista períodos de estiagem que ocorreram entre os meses de dezembro de 2018 e janeiro 2019, com a possibilidade de diminuição de até 10% abaixo das previsões iniciais para a safra.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o contrato de manutenção do trecho da BR-230 está em fase de licitação e a BR-324, que consta no Plano Viário Nacional como uma rodovia planejada, sem previsão para início da construção.

Segundo a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra), as frentes de serviço que fazem a manutenção das rodovias federais estão ativas, dando condições de escoamento da safra de soja tanto pela MA-006 quanto pela BR-324.

O Maranhão se informa aqui.

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Com informações do Portal G1 Maranhão

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