ColunasDestaquesEntrevistas

Como organizar a agenda para alcançar metas de mudanças no ano de 2019?

Alcançar metas em mais um novo ciclo exige organização e planejamento.

O ano de 2019 começou! É o momento de elaborar metas, fazer planos, refletir sobre o que já passou e ver o que pode melhorar. A cada ano á a mesma história de que ‘desta vez vai ser diferente’, mas rapidamente o tempo passa deixando as promessas, mudanças e metas esquecidas – seja por preguiça ou pela rotina de cada um.

Respire fundo e trace tudo o que você gostaria de mudar em 2019. Colocar as finanças em ordem? Se livrar do excesso de peso? Colocar atividade física no seu dia a dia? Se livrar dos acúmulos de objetos, roupas e sapatos? Busque ferramentas para te ajudar a se manter organizado.

Uma a agenda, um caderno, o planner, um app de tarefas, anotar tudo em uma planilha no computador? Veja qual a ferramenta que você se adapta melhor e abasteça semanalmente – ou diariamente – com todas as tarefas importantes da semana.

Dra. Benilde Miranda.

Pensando em ajudar a alcançar os objetivos ao longo do novo ano, a psicopedagoga clínica Benilde Miranda explica que devemos, antes de qualquer coisa, ter a clareza de que não está dando certo e buscar saber a origem desse insucesso. “As pessoas costumam abandonar seus projetos porque sair da zona de conforto e criar novos hábitos é algo que demanda de disciplina e necessita de no mínimo 40 dias de prática para que se torne um comportamento adquirido”, diz ela.

Ao primeiros passos para se reorganizar é começar visualizando onde se quer chegar, fazendo compromisso consigo mesmo, anotar e estudar. “A decisão e ação é sempre o ponto de partida!”, afirma Benilde.

Para os que acabam desistindo dos seus objetivos, a dica da psicopedagoga é se conectar com pessoas que já tenham chegado no propósito que você tem. Ver o que elas fizeram pra chegar, como elas pensam e vivem. Não adianta ter como meta ter um corpo sarado, por exemplo, sem imitar os passos de quem chegou lá! “O planejamento se inicia listando as prioridades e com metas de troca do possível e o que é muito importante com data final para cumprir. Por exemplo, ler 12 livros até 31 de dezembro de 2019”, explica Benilde.

Iniciar o ano é algo de muita simbologia cultural, e por ser uma nova etapa, é uma nova oportunidade de refazer. “Planejar o ano é muito importante para que possamos realinhar com nossos propósitos. Todo dia, é possível começa ou recomeçar. A hora de buscar nossas metas é sempre o agora, o que mais importa é a decisão somada ao conhecimento e ação”, finaliza ela.

Outra dica importante é cuidar da saúde, aproveite o início do ano para fazer aquele check up se os seus exames de rotina não estiverem em dia. Inclua algum tipo de atividade física ao seu dia a dia. Se for difícil reservar uma hora para ir à academia, vale fazer pequenas substituições como descer um ponto antes do seu destino final ou ainda usar as escadas de vez em quando ao invés do elevador. O mesmo vale com a alimentação: se achar muito radical cortar todos os excessos, vá aos poucos: comece trocando o refrigerante por água ou suco nas refeições.

Dra. Benilde Miranda

Psicopedagoga orienta como não deixar as promessas de mudança do ano novo caírem no esquecimento.

O Maranhão se informa aqui

Grupo empresarial se destaca na armazenagem e comércio de grãos no sul do Maranhão

Homem aplica 5 facadas na mulher e ao ver a polícia fura o próprio abdômen

Matéria publicada originalmente no Jornal Hoje, Goiânia em 02.01.2019, com autorização da entrevistada.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo