DestaquesPolítica

Prefeitura de Balsas inaugura poço artesiano e garante abastecimento para 20 mil habitantes

Poço Artesiano de 350 metros de profundidade tem vasão superior a 110 mil litros de água por hora.

Dia de festa para a população dos bairros Manoel Novo, Cajueiro e parte do Centro de Balsas, marcado pela inauguração do poço artesiano perfurado na rua 07 do bairro Manoel Novo, que contou com a participação numerosa de populares e duas apresentações de fanfarras compostas por alunos de escolas da rede municipal de ensino de Balsas.

A obra faz parte do conjunto de investimentos que a prefeitura e o SAAE vêm realizando por toda a cidade. Já foram substituídas adutoras antigas por novas no centro e implantadas novas redes nos bairros. O objetivo é levar água de qualidade e com regularidade a todos os bairros até o final da atual gestão.

Segundo o Diretor do SAAE, José Roberto Alves de Oliveira, a obra construída com recursos próprios do município tem valor orçado entorno de R$ 600 mil: entre perfuração, subestação, caixa d’água, cubículo e mureta. O poço tem 350 metros de profundidade, cano de 8 polegadas de início até o final, produzindo um vasão de água em torno de 116 mil litros/hora. Atende os bairros Cajueiro, Manoel Novo e parte do centro e o SAAE planeja testar atender outras áreas da cidade com água desse poço.

“Estamos entregando nosso primeiro poço da gestão de muitos que virão. Nosso trabalho é sério e não estamos brincando de administrar, estamos fazendo de uma forma correta, séria, planejada para que, ao término dos 4 anos de mandato, essa cidade seja muito melhor de quando recebemos. A gestão está visando atender a população de Balsas da melhor forma possível, vamos trabalhar no abastecimento de água nos bairros: Açucena, Veneza, São Francisco, São Félix, que são projetos que serão desenvolvidos ao longo da gestão”, destacou José Roberto.

O líder comunitário Francieldo Rodrigues, em discurso, destacou a espera da população por anos por uma solução para resolver o abastecimento de água na região. “Ter água de qualidade e sem falta era um desejo antigo da comunidade. Muitos já não acreditavam que esse dia chegaria. Vejo pessoas com brilho no olhar com essa conquista que chega no governo do Dr. Erik: água de qualidade em nosso bairro”.

O Vereador Allan da Marissol, autor da indicação da obra, em parceria com a vereadora Fernanda Zottis, destacou que, em pouco tempo de gestão, esse problema já foi sanado. “Quando as pessoas têm água de qualidade em casa, muitas doenças são evitadas, pois água é vida. Tenho lutado incansavelmente para trazer melhorias para essa comunidade. Dr. Erik, a gente vai precisar de mais pavimentação asfáltica aqui no bairro Manoel Novo, pois o déficit é grande”.

A vereadora Fernanda Zottis falou dos benefícios, principalmente para as mulheres que sabem a importância de uma água de qualidade na hora de lavar roupa, de lavar os cabelos. “Estamos realizando esse sonho. O prefeito Erik atende as reivindicações dos vereadores. Houve um atraso na entrega da obra por causa de alguns contratempos, alheios a gestão, a construtora, mas graças a Deus foi resolvido e hoje podemos comemorar”.

“Ouvíamos sempre que a prefeitura não tinha dinheiro para fazer obras, que o SAAE dava muito prejuízo. Dr. Erik chegou e mostrou que é diferente: reforma de escola, poço, asfalto, nova rodoviária, pontes, e muito mais. É bom que a gente saiba que temos que sair desse discurso que não dá para fazer nada. Estamos trabalhando para resolver esse problema da falta de água na cidade e isso é fruto de um trabalho sério que vem sendo desenvolvido pela gestão, trabalhando em parceria, contando com o apoio de Márcio Honaiser, que lá em São Luís que tem ajudado muito e tem demostrado o seu comprometimento com a cidade de Balsas e com o seu desenvolvimento”, disse o vice-prefeito, Celso Henrique Borgneth.

Márcio Honaiser, ex-secretário de agricultura do estado, relatou que aquela região da cidade sofria com escassez e má qualidade da água há anos. “Quero enaltecer a gestão que vem realizando obras de qualidade, não para enganar a população, e esse é poço é uma prova disso, pois vem resolver de forma definitiva a questão do abastecimento de água nessa região. Alguns meses atrás o bairro Manoel Novo reclamava muito de ser um bairro esquecido pela prefeitura. Mas, na gestão Dr. Erik, já teve reforma da escola, ruas que já foram asfaltadas, outras foram melhoradas e agora o poço artesiano. Dr. Erik, conte sempre com o meu apoio para aquilo que eu puder contribuir. Como balsense e fico muito feliz em ver esse resultado sendo reconhecido por todos. Água é sinônimo de vida, limpa e purifica”.

O prefeito municipal, Erik Augusto, disse que esse é o primeiro poço inaugurado e que já autorizou dois novos poços para 2018 e mais quatro para 2019 com recursos próprios do município.

“Vamos construir a caixa para funcionar como reservatório de manda água por gravidade evitando o problema de estourar cano. Recuperamos ruas asfaltadas, fizemos asfalto novo, reformamos a escola, estamos trabalhando na cidade e na zona rural”, ressaltou,

Mesmo com a ajuda dos governos estadual e federal, Dr. Erik disse que a prefeitura não pode ficar inerte, esperando as ações estaduais e federais, então, já estão construindo várias obras.

O poço foi perfurado inicialmente, mas deu um problema e a empresa responsável teve que fazer em outro local e não custou nada a mais para os cofres do município. “Fico grato a empresa que construiu um poço que resolve de forma definitiva. Estamos trabalhando firme com esse propósito de transformar Balsas”, finalizou o prefeito.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo