DestaquesEntrevistas

Olhar Regional: extensão territorial e diversidades do Maranhão

Empresário, engenheiro civil, pós-graduado em Gestão do Agronegócio, ex-secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão e membro da Executiva do PDT.

O Maranhão, com seus mais de 300 mil km² de área, tem proporções maiores que muitos países e necessidades que variam de norte a sul e precisam de olhares diferenciados.

Nesse aspecto, a regionalização das ações é uma medida acertada que, convivendo com o líder Jackson Lago, percebemos como é importante. Quando prefeito, ele implantou as unidades mistas de saúde, como forma de descentralizar o atendimento em saúde, e criou o orçamento participativo.

Como gestor estadual, ele ampliou esse pensamento. Quem não se lembra do “Conversando com a Cidade”, uma demonstração da sua aproximação com os municípios. Jackson definiu regiões de planejamento, com demandas e orçamentos específicos, e idealizou os hospitais macrorregionais, chegando a implantar o de Presidente Dutra, antes que seu governo fosse interrompido, esta uma ideia que o governador Flávio Dino está concluindo e ampliando.

O governador Flávio Dino, inclusive, ainda em campanha, mostrou com os “Diálogos pelo Maranhão” a preocupação com as particularidades regionais. Em seguida, ao montar sua equipe de governo, fez questão de ter secretários das diversas regiões do estado, atuando como representantes, para que juntos contribuíssemos na concepção e execução de políticas localizadas, não só em nossas próprias pastas, como em todas as áreas. À frente da Sagrima, percebemos como essa iniciativa fez toda a diferença.

O Sul do Maranhão, para citar um dos exemplos próximos a nós, nunca teve uma presença tão forte do poder estadual como tem hoje, e ficamos felizes em contribuir para isso.

Em nossa atuação na Sagrima, também pensamos regionalmente, buscando desenvolver os potenciais produtivos locais, através dos Agropolos. Em parceria com produtores, sindicatos, instituições financeiras, de ensino e pesquisa, foram realizadas ações para aumento da produção, difusão de novas tecnologias e incentivo à agroindustrialização e comercialização de produtos maranhenses, com resultados que hoje vemos no campo e nas prateleiras dos supermercados.

Márcio Honaiser na região do Munim, com agricultores familiares assistidos pelo Programa Agropolo.

Atuação e representação regional são, portanto, fundamentais para que o poder público esteja de fato presente, seja na saúde, na educação, na infraestrutura ou na produção, em todo o estado.

Por Márcio Honaiser: Artigo publicado no Jornal Pequeno em 09/06/2018 – São Luís/MA

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo