CulturaEducação

Balsas: construção do IEMA consolida a cidade como polo educacional

Está em construção, em Balsas, uma unidade plena do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).O investimento do Governo do Maranhão, por meio de uma parceria entre as secretarias de Infraestrutura (Sinfra) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), é de R$ 13,7 milhões. Com a nova obra, o município, que já possui outras unidades de ensino, se consolida como polo educacional da região.

Em uma área de 20.000m², o IEMA vai dispor de salas de aulas, laboratórios, refeitórios, quadra poliesportiva, biblioteca, auditório, dentre outros. Segundo o secretário da Sinfra, Clayton Noleto, a iniciativa se soma a outras do Governo na educação na cidade.“Já reformamos escolas, tem a UEMA e agora o IEMA, o que torna Balsas um polo educacional”.

O intuito de toda essa estrutura é oferecer ensino médio concomitante ao ensino técnico profissionalizante e aproveitar as vocações da região. Assim, os jovens terão acesso ao conhecimento científico, técnico e profissionalizante e melhores condições de inserção profissional ou ingressar no universo da pesquisa.

Os moradores de Balsas também estão animados com a construção. Danielle Fernandes trabalha próximo ao local onde o Instituto está sendo construído e fala do benefício trazido pelo investimento. “Estamos muito felizes pelo IEMA. Balsas está se tornando um polo educacional. Já temos a UFMA, vamos ter a UEMA e o IEMA. A população agradece”, pontuou.

O IEMA já alcança cidades como Axixá, Bacabeira, Coroatá, Pindaré-Mirim, São José de Ribamar, São Luís, Timon, Açailândia, Bequimão, Imperatriz, Caxias, Carolina, Codó, Pedreiras, Pinheiro e Ribeirãozinho, além da atuação em parceria com prefeituras e movimentos sociais.

Fonte: Governo do Maranhão

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo