DestaquesFestas e EventosPolicial

4º Batalhão comemora aniversário de 182 anos de criação da Polícia Militar

Homenagens, programação cultural e condecorações de militares marcaram a solenidade

A solenidade em comemoração ao 182º aniversário da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) foi realizada na segunda-feira (18) no quartel do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) em Balsas.

Condecorações aos PMs

Na programação: homenagens, programação cultural e condecorações de militares com medalhas e elogios por tempo de serviço de 10 e 20 anos, com mérito operacional e com a maior comenda da corporação, a Medalha Brigadeiro Falcão.

Houve entregas de prêmios e diplomas aos PMs que mais se destacaram em 2017 em suas atuações na apreensão de drogas, armas, recuperação de veículos roubados, prisão de foragidos da justiça, criminosos em flagrantes e delitos concorrem pela sua abnegação, coragem e comprometimento com a segurança pública. Sendo premiados:

3º lugar, para o SD Caio Franco, recebeu o valor equivalente a um revólver 38, doado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balsas.
2º lugar, para o Sd. Sena, recebeu o valor equivalente a uma pistola. 40, doada pelo Grupo Agroserra.
1º lugar, para o Sd. Cesar, recebeu o valor equivalente ao preço de uma pistola 380, doada pelo Grupo Mateus.

Buscando integrar as forças de segurança, foi organizado um torneio de tiros na modalidade Pistola ponto 40 (.40) no Clube Balsense de Tiro Desportivo com a participação de integrantes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros e teve como vencedores: Campeão, Cabo Porto (GOE) – PM; Vice-campeão, Sd. F. Sousa – Corpo de Bombeiros e o terceiro lugar o Cabo Francinaldo – PM. No sábado, foi disputado um torneio de Futebol em que a equipe da Imprensa se sagrou campeã, com a PM em segundo lugar. Também participaram do torneio as equipes do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal e OAB/Fórum.

Cantor e compositor Deusamar Santos

O cantor e compositor Deusamar Santos foi atração musical da noite com seu violão, cantou as canções: Balsas Querida e Caraíbas.

Foram homenageados com medalhas de honra ao mérito os policiais que participaram da operação em que prenderam 4 pessoas de uma quadrilha, que planejava explodir caixas eletrônicos de uma agência bancária, e diversos materiais como explosivos, balaclava, armas e outros. E, também, foram homenageados os policiais que participaram da prisão de uma quadrilha de traficantes em Carolina, onde apreenderam 2.500 pedras de crack prontas para a comercialização e uma importância em dinheiro. Demostraram com isso: comprometimento, coragem, persistência, conhecimento técnico profissional, dinamismo, tenacidade e empenho com o serviço policial militar, exaltando assim o nome da corporação perante a sociedade, merecendo elogios como incentivo para o prosseguimento de suas carreiras, tornando-se merecedores da admiração e respeito dos seus superiores, pares e subordinados.

A Medalha do Mérito Militar Brigadeiro Falcão, a mais alta comenda da PM/MA, concedida por meio do decreto estadual nº 6.927 de 28 de setembro de 1978, destinada a autoridades e personalidades civis e militares que tenham prestados relevantes serviços em favor da segurança e da sociedade, por atos de cooperação e prestação de serviços considerados de excepcional relevância, foi concedida pelo Governador do Estado do Maranhão. Foram agraciados:

José Francisco de Sousa Fernandes Juiz de Direito (4ª Vara da comarca de Balsas);
Moisés Caldeira Brant (titular 4ª Promotoria);
Rui de Oliveira Castro Ferreira, Juiz Titular da Vara do Trabalho;
Eliabe Wanderlei Aguiar, Diretor do Hospital Regional de Balsas;
2º Sgto. PM Edilson Ramalho Pereira;
2º Sgto. PM Gilvan Cardoso Natividade;
1º Sgto. PM Sabino Joaquim de Sousa Neto;
Cb PM Luciano Martins do Nascimento.

Pelotão Mirim também participou do evento

Em discurso, o comandante do 4º BPM, Tenente Coronel Juarez Medeiros Sobrinho, destacou os 182 anos de relevantes serviços prestados a sociedade maranhense, desde a criação a formação histórica e administrativa da corporação que desde seus primórdios se mantém como órgão da manutenção da ordem pública.

Histórico:
“O 1º Comandante e Organizador do Corpo de Polícia da Província do Maranhão, primeiro nome da corporação, foi o Capitão do Exército Nacional, Feliciano Antônio Falcão, posteriormente denominado Brigadeiro Falcão, que hoje é o patrono da PM por um consenso unanime da oficialidade que compõe a corporação. Ele atuou na repressão de movimentos armados, na defesa da segurança e integridade do governo e sociedade. Seja nos campos de guerra paraguaios, onde um contingente do Corpo de Polícia da Província do Maranhão integrou o imortal 41º Corpo de Voluntários; seja na pacificação da província, quando aqui surgiu a revolução conhecida como “Balaiada”, sob as ordens do seu bravo comandante, o Brigadeiro Falcão, constituindo a força da vanguarda organizada por Luís Alves de Lima e Silva “Duque de Caxias” para combater os rebeldes. Desde então, a polícia militar se destaca como organismo que representa a sentinela da ordem, o aparelho de segurança e um elemento de tranquilidade no estado”.

Sacrifícios e heroísmos dos integrantes

“Grande tem sido a gama de serviços e sacrifícios de seus dignos e valorosos componentes dedicados ao bem público e defesa da coletividade, onde sempre vigilantes zelam pelas vidas e haveres dos habitantes, sendo muitas vezes vítimas, mortos traiçoeiramente e pela tocaia dos criminosos. Nessa trajetória, através dos tempos, a corporação conta com acervo de serviços para o bem do estado e da pátria que a tornou detentora de grande patrimônio moral que constitui páginas de sacríficos e heroísmo para o bem do povo. Nosso reconhecimento a todos os oficiais e praças que, no passado, com sacrifícios ajudaram a construir essa corporação e que possibilitaram a nós outros, no presente, a execução de inúmeros trabalhos e atividades com um único objetivo, o cumprimento do dever”.

Um vídeo foi apresentado com inúmeras ações relevantes prestadas em 2018 pelo 4º BPM no combate ao crime em defesa da sociedade. O Comandante elogiou a tropa por sua disciplina e comprometimento no cumprimento do dever que tem logrado êxitos em seu propósito em defesa da segurança pública e anunciou a formatura de 92 PMs no Curso de Formação de Soldados realizado pelo 4º BPM.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo