CulturaDestaquesPolítica

Festejo de Santo Antônio, padroeiro de Balsas, movimenta a cidade

Noite de atividades culturais do Festejo de Santo Antônio é por conta do poder público municipal em Balsas

Iniciado no dia 1º de junho, o tradicional festejo de Santo Antônio, padroeiro de Balsas, vem movimentando a cidade. Diariamente vários segmentos se revezam na organização das atividades do evento, como aconteceu neste sábado, 09 de junho, quando a Câmara de Vereadores em parceria com a Prefeitura Municipal de Balsas estivera à frente das atividades culturais da noite.

Várias autoridades municipais: secretários, funcionários e vereadores prestigiaram as apresentações no palco cultural do festejo: quadrilha, reisado e a atração musical Sebastião do Acordeon, sanfoneiro de Balsas que cantou forró pé de serra e músicas juninas.

 “Comecei a tocar sanfona aos 12 anos de idade e, além de tocar, também sou técnico, conserto sanfonas com defeito. Gosto da música, respeito os companheiros que fazem cultura. Essa apresentação aqui no festejo é importante para manter viva a nossa cultura, para que as crianças, os mais jovens, assistam ao vivo o sanfoneiro tocando para manter viva essa cultura original do Nordeste da nossa região. Agradeço a Deus e a câmara municipal, através do presidente Moises Coelho que não mede esforços para apoiar a nossa cultura, o forró pé de serra tradicional e estou aqui como referência”, disse Sebastião do Acordeon.

 O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Daniel Grolli destacou:Um evento cultural como esse é importante para a economia da cidade. As pessoas que aqui residem saem, fazem compras, movimentam os recursos no comercio, também temos os turistas, os visitantes que são de Balsas, mas residem em outras cidades, que são os que fazem que a economia gire. É um festejo tradicional que está sendo bem realizado e a gestão municipal está aí colaborando par o sucesso do evento. Temos grandes públicos todas as noites”.

O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Moisés Coelho e Silva Neto, ressaltou que o maior patrimônio cultural do município de Balsas é o tradicional festejo de Santo Antônio. “E, enquanto poder público, trabalhamos para fortalecer cada vez mais essa cultura religiosa da cidade. E hoje é o dia da câmara e da prefeitura municipal de Balsas juntar forças e fazer essa noite bonita para alegria dos visitantes e de todos os presentes nesta solenidade”.

Padre Aires de Sousa Santos, celebrante da Eucaristia ressaltou a importância do festejo: “Tenho observado que, ao longo dos anos, a tradição, a espiritualidade, a convivência tem aumentado no festejo de Santo Antônio. É importante que as famílias saiam de casa, se encontrem, conversem, partilhem, tenham a oportunidade de trocar experiências. No festejo, são justamente esses momentos que as pessoas de outras cidades vêm e se confraternizam com a comunidade de Balsas. Todos os presentes estão colaborando. Fazemos parte do mesmo povo de Deus e hoje celebramos o batismo e, pelo batismo, nos reconhecemos povo dele e proficiamos a nossa fé dentro de uma comunidade cristã. É importante que nos reconheçamos como filhas e filhos de Deus, porque aprendemos a lidar uns com os outros. Hoje, vivemos em uma sociedade em que se perdeu a confiança de uns para com os outros, fomos feitos a imagem e semelhança de Deus e precisamos acreditar que existe algo de bom no ser humano. Desejo a comunidade de Balsas que cultive essa tradição”.

A Programação continua com uma sessão solene em homenagem ao vaqueiro a ser realizada, segunda-feira (11), ás 9:00h da manhã na Câmara de Vereadores. Cavalgada e Missa do Vaqueiro, dia 12. O encerramento acontece dia 13 com a procissão de Santo Antônio. Saída ás 18:00 h da Igreja matriz, percorrendo diversas ruas da cidade.

(Prefeito, Dr. Erik Augusto, acompanhado de autoridades municipais)

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo