Política

Prefeitura de Balsas recebe produtos da agricultura familiar para merenda escolar

Na manhã desta segunda-feira, 04 de junho, agricultores familiares do município de Balsas, que participam do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), entregaram nova remessa de alimentos que integrarão o cardápio da merenda escolar da rede municipal de ensino de Balsas.

Entre os produtos entregues, há: maxixe, mamão, abóbora, batata doce, polpas de frutas, couve, melancia, banana, melão, pães e bolos.

Tânia Maria Antunes Brandão, secretária executiva municipal de educação, destacou que o estoque deve atender todas as escolas e creches ligadas a rede municipal de ensino, garantindo assim o bem estar e a boa alimentação dos alunos, o que também deve aumentar o rendimento deles em sala de aula.

Para acompanhar o abastecimento das escolas,a SEMED dispõe de uma equipe de logísticas composta por duas nutricionistas e auxiliares que são responsáveis pelo cardápio, distribuição, controle e reabastecimento dos produtos da merenda escolar.

Atualmente, a prefeitura está comprando dos agricultores familiares um percentual superior a 30%, e o preço que o município paga é baseado em uma média do valor dos produtos encontrados nas feiras e mercadinhos do município. Em 2018, foram cadastrados 87 produtores rurais.

Para o pequeno produtor vender ao PENAE, a primeira exigência é possuir a DAP (Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), documento de identificação do agricultor, depois deve procurar a secretaria de agricultura familiar, fazer o seu cadastro em janeiro de cada ano e o programa atende durante 10 meses. O ideal é que seja feito tudo com a antecedência para que nos início das aulas, o agricultor já tenha a sua produção para oferecer. A entrega é feita semanalmente.

Secretária executiva de educação e nutricionista

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo