DestaquesPolítica

Prefeitura de Balsas inaugura feira do agricultor familiar e garante máquinas para o preparo da terra

Na manhã deste sábado, 02 de junho foi inaugurada a feira do pequeno produtor na cidade de Balsas (MA). Segundo o Secretário Municipal de Agricultura Familiar Jean Fonseca, o projeto é uma parceria entre a prefeitura municipal e o governo do estado, idealizada pelo ex-secretário de agricultura Marcio Honaiser com o objetivo de criar um espaço, uma feira em que o pequeno produtor rural possa comercializar sua produção direto para o consumidor, com preços mais baixos, beneficiando essa parcela da população.

“São 20 barracas padronizadas para hortifrútis e mais 5 barracas para peixeiros. Inicialmente será utilizada na feira do produtor dia de sábado no mercado municipal, mas a ideia é que se torne itinerante e aconteça em outros bairros, no período noturno. As barracas ficarão com a secretaria de agricultura familiar e o produtor terá apenas que levar aas suas mercadorias para o local da feira”, afirmou Jean Fonseca

Além ds barracas foram adquiridas através do Agropolo Rio Balsas, os agricultores tem agora um trator com uma plantadeira de mandioca. Um cadastro está sendo feito na Secretaria de Agricultura Familiar que organizará o atendimento aos agricultores que solicitarem. O projeto que visa fortalecer agricultura familiar.

O agricultor cadastrado na Secretaria de Agricultura Familiar, Pedro Paz Tolentino, assistido pelo Agropolo Rio Balsas, trabalha com folhagens e planta na chácara Maravilha é um dos beneficiados disse: “Para nós aqui em Balsas é uma grande novidade, nunca tinha acontecido isso. Ficou muito organizado e eu espero que todos que trabalham possam contribuir, ganhar o seu dinheiro e temos que pagar uma taxa por mês, mas dá pra conseguir pagar e as coisas vão se encaixando aos poucos, vamos fazer outras feirinhas a noite, nos bairros e melhorar as nossas vendas. Estamos confiantes”.

O vereador Allan da Marissol disse que esse é um momento de alegria e felicidade para os nossos pequenos agricultores. “Tenho certeza de que essas barracas vão melhorar muito as vendas, atrair os consumidores parra o mercado e queremos que outros pequenos produtores também sejam contemplados”.

O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Moisés Coelho, parabenizou o prefeito municipal que em parceria com o governo estadual, está tornando esse sonho realidade. “Ter um lugar para comercializar a sua produção, ganhar o seu dinheiro. Trabalhando em barracas personalizadas, higiênicas seguindo as normas de adequação e ainda terão um trator com plantadeira para facilitar o trabalho na produção. E, como vereador de Balsas, me sinto feliz em participar desse momento”.

Representando o governador Flávio Dino, o Superintendente Regional de Articulação Politica Manoel Carvalho, destacou a parceria de sucesso entre o governo do Maranhão e a prefeitura de Balsas. “É fundamental, pois demonstra a atenção eu tem sido dada pelo governador a toda essa região, que tem resultado em varias obras, como Parque Centenário, Hospital Regional, UPA, Mais Asfalto, e essa feira do produtor. Tudo isso está acontecendo graças a sensibilidade do governador para com a região sul do maranhão e em especial a população de Balsas”.

Em seu discurso o Prefeito Municipal de Balsas, Dr. Erik Augusto Costa e Silva destacou que as entregas dos equipamentos: barracas, trator e plantadeira de mandioca irão melhorar a qualidade de vida e aumentar a renda dos agricultores cadastrados pela SAF. “Queremos que os alimentos consumidos aqui sejam produzidos aqui, sem a necessidade de importarmos de fora, pois temos terra boa, água e queremos ser autossuficientes em verduras, frutas e legumes”.

(Autoridades municipais no ato da inauguração da feira do pequeno produtor)
Sobre obras com recursos municipais anunciou: “Este ano a nossa prioridade em construções foi a rodoviárias, mas para 2019, a prioridade será a construção do mercado municipal. Sabemos que nosso mercado construído há muito, nunca passou por uma reforma adequada. Mas agora não vamos reformar, vamos reconstruir o mercado municipal que será modelo e irá atrair pessoas de toda a região. Nosso desejo é que comece a construção no inicio de 2019”, ressaltou.

Dr. Erik anunciou a vinda do governador Flávio Dino no dia 08 de junho para lançamento de mais uma etapa do programa mais asfalto nos bairros mais necessitados da cidade.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo