DestaquesFestas e Eventos

Turismo de aventura com segurança é discutido no Expo Adventure

Informar e discutir as normas que regulamentam o turismo de aventura no Brasil, foi uma das abordagens que Sebrae levou em palestras realizadas pela instituição na última sexta-feira (18), no Maranhão Expo Adventure, evento que aconteceu dentro da Agrobalsas, realizada de 15 a 19 de maio, na Fazenda Sol Nascente, em Balsas (MA).

O Maranhão Expo Adventure teve como objetivo reunir atores do segmento do turismo da região para discutirem assuntos específicos da atividade, bem como apresentar o potencial da região, focando no roteiro turístico do Polo Chapada das Mesas e no agroturismo de negócios.
Empresários do trade e secretários municipais de turismo da região participaram da programação.

O Sebrae, por meio do projeto de turismo, desenvolvido pela Unidade Regional de Balsas, já atende empresários do trade do Polo Chapada das Mesas e considerando as principais demandas recebidas trouxe para o evento as temáticas do Turismo de Aventura com aventura segura, palestra proferida pelo consultor credenciado ao Sebrae, Kiko Alencar; Projeto Roteiro Turístico Chapada das Mesas: ferramenta de apoio para o desenvolvimento do turismo de aventura na Chapada e Comitê Gestor do Desenvolvimento do Turismo na Chapada das Mesas: importância e formação, palestras conduzidas pela gestora de projetos do Sebrae, Sandra Barcelos.

Empresários que já atuam recebendo turistas para a prática de esportes radicais na Chapada das Mesas, participaram das palestra e ficaram satisfeitas com a abordagem, como é o caso de Cinthia Ayres, da Ecoturismo Torre da Lua, empresa com sede na cidade de Carolina.
“É muito importante essa iniciativa do Sebrae em discutir a importância da segurança dentro do turismo de aventura, haja vista que, o principal elemento da nossa atividade é o ser humano e ele precisa ter total confiança no nosso trabalho, que é a prática de passeios turísticos na Chapada e essa confiança passa pelo viés da segurança em nossos roteiros. Saiu do evento querendo aplicar mais ainda as normas estabelecidas para a prática de turismo de aventura com segurança”, destacou Ayres.

A respeito da criação do Comitê Gestor do Turismo no desenvolvimento do turismo da Chapada das Mesas, sua importância e formação, a palestra realizada pela gestora de projetos do Sebrae, Sandra Barcelos, que na ocasião frisou a importância da organização da atividade para melhor atender o mercado, bem como roteirizar, ou seja, organizar e padronizar os passeios e serviços oferecidos no destino Chapada das Mesas.
“Trouxemos essas abordagens porque entendemos que todos esses assuntos são de extrema importância para o desenvolvimento da atividade na região. No caso da criação do comitê gestor do polo, todos vão ganhar com a união desses atores de mudança do turismo regional. O Brasil tem muito a ser descoberto no turismo, o Maranhão também e é pra isso que precisamos nos organizar”, concluiu Barcelos.

Na Agrobalsas
Além de participar do Maranhão Expo Adventure, o Sebrae também esteve presente na Agrobalsas com a promoção da palestra de abertura do evento, com o tema “Agricultura sustentável na era digital”, ministrada pelo comunicólogo e escritor, Renato Meirelles e ainda com um estande institucional montado no evento.

Durante os cinco dias de evento, empresários e potenciais empresários que estiveram no estande institucional, receberam atendimento empresarial, orientações técnicas sobre cooperativismo de crédito e desenvolvimento territorial, além de participarem de debates sobre o futuro da piscicultura no Maranhão e empreendedorismo na gestão pública. Os debates fizeram parte da programação diária no Espaço Sebrae Debates, uma programação que aconteceu todas as noites da Agrobalsas, no estande da instituição.

Sobre a participação na Agrobalsas, a gerente regional do Sebrae em Balsas, Cecília Salata, enfatiza a importância da instituição está presente no evento, considerando ser um lugar de escutas territoriais de demandas dos empreendedores de diversos segmentos, aliado a oportunidade de trazer os pequenos empreendedores, que fazem parte da cadeia produtiva que alimenta o país, para também somar com o sucesso que é o agronegócio da região.

O Agrobalsas é um evento onde todos podem mostrar seu trabalho, além da oportunidade de absorver muito conhecimento por meio das diversas instituições que estão presente. O Sebrae, realizou instruções, orientações técnicas e encaminhou vários trabalhos junto a piscicultura, turismo e gestão pública e isso nos alegra bastante. Estivemos no evento para reforçar nosso papel de melhor amigo do empreendedorismo do Brasil” concluiu Salata.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo