Agronegócio

Empresários celebram excelente Agrobalsas e expansão comercial

A evolução natural de um negócio que prospera em seu mercado é a expansão, aumento de vendas, introdução de novas categorias de produtos, ingresso num novo mercado ainda não explorado, desenvolvimento de alianças estratégicas e de novos canais de distribuição, como investimento em novas unidades formando uma rede de atuação da empresa.

Entrevistamos, na finalização da XVI Agrobalsas em seu estande na feira, os empresários Francisco e Márcio Honaiser, do Grupo Lavronorte, que comemoraram os excelentes resultados obtidos pela Lavronorte Concessionário John Deere no Maranhão e agora também na região conhecida como Bico do Papagaio, microrregião no oeste do estado do Tocantins.

Confira a entrevista:

Agrobalsas 2018 – 
O ex-secretário de Agricultura, Márcio Honaiser, classificou a feira como um sucesso em organização, palestras, cursos, excelente presença de público e transferência de tecnologia. “Estão de parabéns os expositores, apoio do governo do estado, da prefeitura municipal e várias instituições que colaboraram, e a integração da sociedade de Balsas, os visitantes das cidades da região, do estado e do Brasil que compareceram e receberam conhecimento.”

Para o empresário Francisco Honaiser, a FAPCEN foi muito feliz na escolha do tema da feira. “A quantidade de pessoas presentes foi surpreendente em demonstração que a região tem a capacidade para organizar uma boa feira. Há pessoas competentes para fazer e produtos adequados para colocar à disposição do agricultor e do pecuarista. Fechamos muitos negócios superando as nossas expectativas. Por que estão acontecendo tantos negócios? As instituições financeiras estão realmente preocupadas em atender o homem do campo. Hoje, a oferta de recursos na região é muito grande. Várias instituições bancárias estão ofertando, procurando e até brigando para segurar o cliente para si. O resultado da feira vai apresentar números positivo e isso se deve à organização, aos expositores, aos agricultores, que estão demandando compras, e às instituições financeiras que facilitaram o crédito”.

Crescimento da produção e produtividade no setor agropecuário do Maranhão

Márcio Honaiser:
“Pela primeira vez na história, o Maranhão teve o maior crescimento do PIB entre os estados brasileiros. O governo, através da Sagrima, deu uma importante parcela de contribuição. É lógico que o resultado positivo é fruto de um conjunto de fatores: os empreendedores rurais, os produtores que investiram, as condições de solo e clima favoráveis, a logística com o porto do Itaqui, tudo isso contribui para o crescimento do PIB do estado que, em 2017, foi impulsionado pelo setor agropecuário. Essa é a vocação do Maranhão e o governo teve essa percepção e foram inúmeras ações que, com certeza, contribuíram e consolidaram. Em 2018, estamos fechando uma grande safra, e com preços muito bons, de forma que a economia vai continuar crescendo e se desenvolvendo”.

Agrobalsas 2018Agricultura sustentável na era digital
Márcio Honaiser:

“O aumento da produção e da produtividade têm crescido pelas inovações tecnológicas. Cada dia temos equipamentos modernos, melhores condições de trabalho de forma digital. Representamos a John Deere, uma empresa de ponta, que investe diariamente U$ 1 milhão em pesquisas e, com isso, consegue apresentar inovações para os produtores: máquinas cada vez mais modernas, com precisão, hoje, exigida para se ter rentabilidade e com muito profissionalismo”.

Expansão da Lavronorte no estado
Agrobalsas 2018Francisco Honaiser:
Recebemos da John Deere a outorga como representantes em todo o estado do Maranhão e na região do Bico do Papagaio, estado do Tocantins. Vamos iniciar ainda em 2018 a implantação da filial de Santa Inês; em 2019, Chapadinha, Presidente Dutra. Então, a expansão vai demandar bastante trabalho. Agricultura está surgindo em todo estado e dentro de 5 anos ouviremos falar do Maranhão como grande produtor de grãos. Da forma como está acontecendo, o crescimento de lavouras de norte a sul do estado, a duplicação da área plantada vão acontecer em breve. A pecuária vai continuar crescendo e temos que correr agora atrás da agroindústria, que é uma necessidade muito premente para nós a fim de continuarmos com esse afã, essa vontade de progredir e crescer, criando oportunidades para a nossa população. As inovações estão relacionadas a conectividade, e o agricultor poderá, no celular, acompanhar todas as máquinas, movimentação, consumo e produção, toda atividade passa a ser virtual”.

Troféu 25 anos da FAPCEN
27 personalidades foram agraciadas pelo troféu em comemoração aos 25 anos da FAPCEN. Francisco e Márcio Honaiser estão entre os homenageados.
Márcio Honaiser:
“Sinto-me muito honrado sendo reconhecido pela FAPCEN como um secretário atuante, um empreendedor, um empresário que sempre tem contribuído com esse evento de forma que sou grato e parabenizo a FAPCEN, esse prêmio é de todos que ajudaram a fazer a agricultura Maranhense crescer, especialmente no sul do estado”.

Francisco Honaiser:
A homenagem da FAPCEN é muito gratificante. Mas o principal foi ter ajudado a fazer a construir essa história. A FAPCEN foi muito feliz nas escolhas em homenagear as pessoas que contribuíram para que a feira chegasse no ponto em que está hoje

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo